terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semana do Idoso reúne atividades culturais e de lazer

Atividades serão desenvolvidas no Clube Farrapos até quinta-feira

A 26ª Semana do Idoso foi aberta na tarde desta segunda-feira, 4, dentro da programação do Mês do Idoso 2010. Estiveram no evento o prefeito em exercício Nerlcir Tessaro e o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Kevin Krieger. Tessaro falou do trabalho desenvolvido pela Fasc no resgate do respeito aos idosos.”Valorizar as pessoas da melhor idade é promover a experiência”, lembrou o prefeito em exercício ao salientar a alegria de participar da abertura da Semana do Idoso.
O tema deste ano é "O jovem educado será um idoso respeitado". As atividades serão desenvolvidas até quinta-feira, 7, das 14h às 17h, no Clube Farrapos (Cristiano Fischer, 1331). A Fasc prevê a participação de 700 pessoas com mais de 60 anos às tardes e, no baile, ponto alto da programação, que será realizado quinta-feira, são esperados mais de mil idosos.
A programação, que reúne oficinas culturais, com teatro, dança, canto e expressão corporal, apresentações artísticas e exibição do vídeo, foi planejada pelos próprios idosos integrantes dos grupos de convivência da Fasc. O evento é gratuito.
Festa - A programação do primeiro dia da Semana do Idoso começou com apresentação de um coral feminino com mais de 70 integrantes, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos grupos Semear do bairro Glória, Nova Esperança do bairro Cruzeiro e A Vida Continua, do Cristal. Todas vestidas a caráter, cantaram sob a regência do oficineiro de música, o maestro Iran Joel, que há quatro anos desenvolve a atividade na Fasc.
Com o tema O Jovem Educado será um Idoso Respeitado, teve início, na seqüência, a palestra do  cacique Guarani Vherá Poty, de 23 anos, da Aldeia Cantagalo, localizada na divisa Porto Alegre-Viamão. O objetivo foi mostrar aos cerca de 700 idosos presentes um pouco da Cultura Guarani com a história do nascimento e desenvolvimento da vida dos indígenas e o respeito que têm pelos mais velhos, que orientam com suas experiências passadas o jovem a traçar  uma vida melhor no mundo atual.”Eu me sinto aqui e agora no meio de divindades, que são todos vocês”, afirma o cacique Vherá, sob aplausos.
Animados, os idosos presentes festejaram a seguir o anúncio do show musical: Roberto Carlos Cover, com muitos pares se formando para dançar as músicas do rei da antiga Jovem Guarda. A programação prossegue até quinta-feira, sempre à tarde, quando será realizado o Baile do Idoso, ponto alto da programação, que deverá reunir mais de mil idosos no salão de festas do Clube Farrapos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário